sábado, 2 de abril de 2011

LEI NÃO GARANTE SOBREVIVÊNCIA DO PAU D'ÓLEO

    Foto: Oliveiros Barbosa


26/10/2010


A árvore protegida legalmente pela lei sancionada 12 de setembro de 2003, pela câmara municipal de Itacambira, está sendo cortada por deslizes de um funcionário público que trabalhava em uma construção.

Segundo informações, foi para facilitar a reconstrução de um muro do clube da cidade que havia caído. Por inocência o funcionário abalou a raiz do Pau D'Óleo, devido a isso, a árvore foi cortada pelos bombeiros no intuito de proteger a vida da população.

De acordo com o Artigo 3° esclarece que, fica o Poder Executivo Municipal autorizado a proceder a reparos necessários para a boa conservação das referidas árvores. O Pau D'Óleo e o Mangueiro que ainda resta.

No momento do corte da árvore localizada na Av. Deputado Frank-fort, Central da cidade, atraiu muitos curiosos que se tornou o único comentário deste dia 26 de outubro e também o empurra - empurra de autoridades que se sentiam responsáveis pela conservação da  árvore.

Segundo o poeta Lindimar Santos Barbosa, 39 anos, acredita que estas árvores fazem mais de 100 anos de existência e que muitas pessoas já foram até curadas pelo óleo que a árvore produzia. Por falta de médicos na cidade as pessoas recorriam ao óleo desta árvore para serem curadas.

O poeta ainda abalado ao assistir às quatro horas do fim do Pau D' Óleo, dizia que "a natureza perde um braço" e, naquele momento fez a poesia do Pau D' Óleo e garantindo também, que irá fazer a poesia da viúva Mangueira.


                                                                                                         Edição: Belos Recantos

2 comentários:

Belos Recantos